A utilização do conceito do Inbound dentro do contexto de aplicativos é algo relativamente novo no Brasil. Isso porque nos últimos anos, o mercado vem lidando com Inbound Marketing e apps por caminhos paralelos, sem promover necessariamente um cruzamento na rota de uso de ambos.
Prova disso é que notamos cada vez mais as empresas investindo em ações de marketing digital, com estratégias e ferramentas para conhecer o perfil e desejo do seu público-alvo, enquanto os aplicativos – até então – focam apenas em oferecer a experiência para o usuário, sem preocupar-se com o relacionamento em si.
Surgimento do Inbound Mobile
Porém, há cerca de um ano esse cenário começou a mudar nas empresas do Vale do Silício. Os desenvolvedores de apps passaram a cruzar a estratégia de Inbound com o mobile e aplicar conceitos de marketing no relacionamento com o cliente. E é daí que vem surgindo o Inbound Mobile – proposta que utiliza técnicas de marketing dentro do canal mobile.
E não é difícil compreender a revolução na forma de relacionamento e interação com o usuário – além das oportunidades de negócios – que serão gerados por este novo conceito de Inbound.
Novas oportunidades de interação com o usuário
Vamos pegar como exemplo a Netflix. Quem usa esse serviço, acessa o canal para assistir filmes, séries e vídeos de forma geral. Porém, não existe interação alguma entre o usuário e o canal durante o período de usabilidade. A comunicação da marca com o cliente é feita exclusivamente por meio de estratégias de marketing tradicionais, ou seja, por e-mail marketing e etc. Com isso, a efetividade do resultado é colocado em xeque, já que a chance de um e-mail cair no spam ou ser ignorado é gigante, certo?
Agora imagina se a empresa começasse a interagir com o usuário e ao final do filme sugerisse mais 3 opções de séries de acordo com o mapeamento da sua preferência ou até mesmo conforme o local que ele está? Por exemplo, se a ferramenta de geolocalização identificou que o cliente está acessando o serviço do litoral, a empresa pode sugerir uma programação de filmes que combinem com a viagem e por aí vai. Sem dúvida, o nível de relacionamento seria muito mais personalizado e a empresa teria uma régua de relacionamento muito mais assertiva e promissora, não é?
Era dos apps holísticos
A Nutrisoft, empresa parceira da Hook Digital, deu o primeiro passo no Brkasil nesta direção e está lançando nesta semana o Kimeo. Trata-se do primeiro aplicativo holístico que está surgindo com o conceito de inbound mobile integrado.
A proposta do aplicativo é conectar pacientes e familiares de portadores de câncer, permitindo a troca de experiências, relacionamento e conteúdo entre eles. Diferente dos aplicativos que são apenas funcionais, o app holístico, como o Kimeo, tem o diferencial de interagir com o usuário e levar a ele uma experiência personalizada.
No Kimeo, por exemplo, o usuário terá a possibilidade de acessar um blog com toda a literatura disponível sobre os diferentes tipos de tumores, alimentação, cuidados e dicas para melhorar a sua qualidade de vida. Porém, ele não terá acesso aleatoriamente aos conteúdos. Por meio de inteligência artificial, o aplicativo vai indicar as leituras que tenham mais a ver com o interesse de cada um. Além disso, ele traz consigo a proposta de ser uma rede social e conectar pessoas que passam pela mesma situação, proporcionando a troca de experiência em tempo real.
Esse é o primeiro passo oficial do Inbound Mobile em terras brasileiras. Sem dúvida, estamos falando de uma transformação na maneira dos aplicativos se relacionarem com os usuários. Se você gostou do assunto e pensa em transformar seu app funcional em holístico, vem conversar conosco.
Deixe um comentário