Growth Hacking é o termo usado para definir estratégias de crescimento inovadoras, que combinam técnicas de marketing e também recursos de engenharia. O termo se popularizou por ser muito usado por startups do Vale do Silício. Sean Ellis foi o primeiro a usar e criar a expressão. Ele criou o GrowthHackers.com fórum de discussão super completo sobre o assunto e da onde retirei algumas ideias para este post.
Resumidamente é isso. Mas para saber como você pode usar essas técnicas de crescimento na sua empresa, vamos entender melhor alguns pontos.
“Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.” (Sean Ellis)
As maneiras de conquistar esse crescimento são muitas: desde o atendimento ao cliente até o desenvolvimento e engenharia: crescer deve ser o objetivo comum em todos os departamentos. Veja alguns exemplos de estratégias e recursos que você pode utilizar: Marketing viral, relações públicas, marketing de guerrilha, mídias sociais pagas, inbound marketing, inbound sales, Growth Driven Design, SEO, e-mail marketing, marketing de Afiliados, técnicas de engenharia, desenvolvimento de negócios, eventos e palestras, uso de plataformas que já existem, feiras de negócio.
O pulo do gato é encontrar ações ou gatilhos que ao serem criados promovem um grande crescimento ou que aceleram o crescimento que já existe.
É comprovado que clientes irritados mudam rapidamente de opinião e deixam de comprar de uma marca. Por isso seu site, app ou loja virtual devem ser extremamente eficientes do ponto de vista do seu cliente. Design bonito em um site pode não converter leads ou não resolver o problema de quem está acessando. No caso de um e-commerce o objetivo é a venda e este processo precisa ser o mais simples e intuitivo possível.
Onde posso usar o Growth Hacking na minha minha empresa?
Agora que você já viu as inúmeras possibilidades, perceba que elas podem ser usadas em diferentes oportunidades. Desde o lançamento de um produto, melhorar lembrança e engajamento para uma marca, aumentar o número de contatos gerados e principalmente aumento de conversão e vendas. Às vezes, incluindo uma frase imagem ou vídeo numa landing page, retirando um campo que pede uma informação desnecessária de um formulário de contato ou mudando a cor e o texto de um botão com Call to Action as taxas aumentam significativamente.
E são nessas situações que você precisa elaborar hipóteses e rodar experimentos para crescer e melhorar constantemente.
Por isso é super importante entender como as pessoas agem na hora da compra, o que as motiva, quais suas dores e desafios. Ou seja, você precisa entender muito bem o comportamento das pessoas, no que chamamos de jornada do consumidor.
Case Hubspot
São muito os cases de empresas que cresceram rapidamente utilizando essas técnicas. Por isso vou escolher aqui o caso do Hubspot, no qual somos parceiros Gold em Inbound Marketing, Inbound Sales e Growth Driven Design.
Para quem não conhece, a Hubspot é a empresa responsável pelo termo Inbound Marketing. Eles se tornaram referência num segmento muito concorrido que é o de ferramentas de marketing digital. Eles saíram de apenas uma ideia em 2004 para uma empresa de mais de 50 milhões de dólares em 2012.
Em 2006 tinham apenas 3 clientes e terminaram 2011 com 8440 clientes, faturando 29 milhões de dólares que é um crescimento impressionante de 81% em relação ao ano anterior, 2010. A empresa também angariou diversos investimentos de grandes investidores, como A General Catalyst, Matrix Partners, Scale Venture Partners, Google Ventures e Salesforce.
Mas a pergunta que você deve estar se fazendo é, como eles fizeram isso, certo?
Fazendo na prática o que eles pregavam, produzindo muito conteúdo de qualidade sobre o assunto. E não só digital. Em 2009, os sócios Brian Halligan e Dharmesh Shah escreveram o livro: Inbound Marketing: Seja encontrado usando o Google, Mídias Sociais e Blogs. Além disso, claro, muitos materiais ricos como e-books, webinars, infográficos, ferramentas, planilhas para educar o mercado.
A Hubspot defende que inbound leads são geralmente mais baratos para se conseguir e não se mostrou surpreso que o inbound marketing tenha sido fundamental para o crescimento da empresa.
Este estudo você encontra no Growth Hackers Studies junto com casos de empresas como Evernote, Whatsapp, BuzzFeed, Slack, WhatsApp entre muitos outros.
Espero que este artigo tenha te ajudado. Aqui na Hook estamos pensando constantemente em técnicas de melhoria contínua para nossos clientes. Inclusive somos certificados em Growth Driven Design, metodologia criada pela Hubspot para otimizar a criação de sites para empresas.
Deixe um comentário