A busca pela integração de processos, dados e o investimento em tecnologias e ferramentas SaaS são cruciais para a sobrevivência de qualquer negócio no cenário pós-pandemia. Afinal de contas, depois de dois anos em distanciamento social, as estratégias nas quais confiávamos anteriormente para estabelecer conexões com nossos clientes já não funcionam como antes. Neste sentido, da tecnologia aplicada às estratégias de negócios se faz a ponte que reconecta dados, sistemas e clientes.
Esse salto tecnológico, entretanto, precisou ser dado sem aviso prévio. Em pouco tempo, líderes de diversas empresas passaram a notar que, apesar de toda a tecnologia, a dificuldade em integrar processos e dados não só existia, como era o principal fator que impedia o crescimento do negócio. Essa situação é o epicentro do que chamamos de crise da desconexão.
Sistemas desconectados, colaboradores desconectados, clientes desconectados com a experiência de venda comprometida: esses são os sintomas de uma escalada desenfreada para a realidade digital, onde se tem muitas soluções à disposição, mas poucas conexões entre elas, gerando poucos insights e insumos que possam ser, realmente, relevantes para as empresas.
LEIA MAIS: Revenue Operations (RevOps): Conceito, como funciona e resultados
Os efeitos da Crise da Desconexão
Seis insights da HubSpot apresentados no Inbound 2022 para repensar os efeitos da crise da desconexão:
A fatiga digital
Todos os efeitos da Crise da Desconexão possuem raízes muito similares entre si - e estão mais próximas do nosso dia a dia do que podemos imaginar: a fadiga digital.
Quando a indústria notou que adoramos rolar os feeds das nossas redes sociais, o número de anúncios cresceu drasticamente nesses ambientes. Hoje, em quantos anúncios você clica por realmente se interessar?
Os e-mails também são outro grande exemplo: ao notar as possibilidades que ainda moravam nessa ação, o número de disparos se intensificou e, hoje, não é tão incomum que os enviemos direto para o spam. Os blogs, por sua vez, nunca foram tão alimentados e, ao mesmo tempo, nunca foram tão… “mais do mesmo”. Com quanta frequência você encontra artigos inbound realmente relevantes, que aplacam suas dores e fazem nascer um interesse verdadeiro por novas empresas?
Tudo isso gera muito barulho, mas poucas empresas conseguem se sobrepor a todos esses ruídos e ser ouvida em alto e bom som.
O que falta, então, para que esse aparente “desinteresse”, essa distância entre a marca e o consumidor seja, de uma vez por todas, vencida?
Como vencer a era da desconexão e gerar mais integração de dados?
“Nós adoramos a possibilidade de aprender juntos, de compartilhar ideias e nos inspirar mutuamente. As pessoas anseiam por estar em comunidade, seja em momentos bons ou em momentos não tão bons assim” - Yamini Rangan.
Essa frase dita pela CEO da HubSpot, durante o Inbound 2022, é a chave para começarmos a encurtar a distância entre nós e nossos clientes, nos convidando a repensar as prioridades. O mundo onde o foco principal são os dados, conteúdos e contatos não existe mais. Quem quiser vencer a Crise da Desconexão precisa, antes de tudo, canalizar seus esforços em contexto, conexão e comunidade.
“Precisamos de uma estratégia de crescimento conectada aos nossos clientes” - Yamini Rangan, CEO Hubspot.
O segredo para vencer a era da desconexão e criar um relacionamento forte com seu consumidor é a revisão e atualização das ações dentro do Modelo de Flywheel. Confira algumas dicas de Yamini:
Hoje, a HubSpot é a sua melhor aposta para vencer a Crise da Desconexão. Em uma única ferramenta, você integra aplicativos por meio do Marketing, Sales, Service, CMS e Operations Hub, o que oferece uma visão global da jornada do seu cliente. A partir daí, é possível unir os pontos dos dados gerados pelos seus aplicativos e gerar experiências únicas.
Para saber mais sobre as infinitas possibilidades que a HubSpot pode te oferecer, e sobre como a Hook é o parceiro ideal para essa jornada, desde a integração da ferramenta até o estudo das melhores práticas para o seu negócio, é só agendar um papo conosco!
Deixe um comentário