O e-mail marketing é um poderoso e eficaz canal de comunicação e relacionamento para qualquer empresa, independente do segmento e tamanho.
Apesar de não ser tão glamoroso como alguns canais mais novos, como redes sociais e Whatsapp, por exemplo, milhares de e-mails são enviados e recebidos todos os dias.
Se imaginarmos que cada usuário de celular no Brasil tem no mínimo uma conta de e-mail, estamos falando de mais 220 milhões de endereços, já que a última pesquisa da FGV apontou que existem 440 milhões de smartphones, média de 2 por habitante.
O e-mail é uma ferramenta eficaz para criar uma base própria de contatos, gerar engajamento com a marca e aumentar vendas. Agora vamos rever quando você deve usar o email marketing e alguns benefícios e estatísticas que reforçam o papel e importância do email marketing para seu negócio.
Apesar do potencial de resultados e benefícios bem claros, lidar e gerenciar suas iniciativas e campanhas de e-mail marketing não é fácil, muitas vezes, os e-mails acabam se perdendo na confusão da caixa de entrada de seus contatos – ou pior, na pasta de spam. E então, quando alguém realmente abre seu e-mail, eles não clicam.
Pensando nisso, apresentamos aqui nossas 20 dicas perfeitas de e-mail marketing para empresas em crescimento, mas qualquer pessoa pode adotar agora mesmo para melhorar as taxas de abertura de e-mails, taxas de cliques e potencial de geração de leads.
Essa dica não é nova, mas com lei de proteção de dados (GDPR - Regulamento Geral de Proteção de Dados) vale a pena reforçar.
As campanhas dependem de boas taxas de abertura e, se você estiver entrando em contato com pessoas que não conhecem ou interagiram com sua marca, seus resultados serão comprometidos.
Você já ouviu falar no CAN-SPAM? Essa é uma diretriz para todos os profissionais de marketing que trabalham com emails. Entre as regras CAN-SPAM, destaca-se o não uso do "não responda" como remetente do seu email.
Exemplo: "nãoresponda@yourcompany.com"
Usar o remetente como "não responda" impede que os usuários respondam ou optem por não receber os emails da sua empresa.
Quanto menos poluído, mais conversões você conquistará em suas campanhas de email.
Utilize no máximo três tipos de fontes distintas no email.
Por padrão, o texto de visualização usa as primeiras palavras do corpo do email e exibe ao lado da linha de assunto antes que a pessoa o abra.
O problema é que os modelos de email personalizados geralmente usam declarações condicionais como "não pode ver imagens?" ou "não está sendo exibido corretamente? permitindo que ele entre diretamente na visualização quando sair.
Mantenha a mensagem principal do email e o Call to Action acima da primeira dobra de leitura
Você pode segmentar seu público-alvo por tipo de cliente (leads, assinante, usuário etc.), mas não deve ser a primeira coisa que os destinatários veem nas mensagens. Personalizar a saudação de seus e-mails com o primeiro nome de seus contatos chama a atenção de cada leitor imediatamente e gera uma taxa de leitura melhor.
Se o seu template de email tiver mais de 650 pixels, você está pedindo aos usuários que rolem horizontalmente para ler toda a sua mensagem. Isso é ainda mais complicado para um destinatário que está no dispositivo móvel. A largura do pixel do seu email é um componente crítico.
Se você não consegue aumentar as taxas de abertura e clique de seu e-mail, realize um teste A / B. Os testes A / B em emails permite uma variação de títulos e imagens para ver se o seu público-alvo está mais ou menos propenso a tomar uma ação quando interage com o email.
O envio de apenas um email tem melhores resultados dentro de uma campanha. Lembre-se de que, embora o envio de mais emails possa diminuir a taxa de conversão por mensagem individual, o número total de conversões provavelmente seria maior se você aumentar a frequência de emails de acordo com o engajamento do público. Não continue insistindo no envio se o contato não abre seus e-mails
As estatísticas mostram que a maioria das pessoas cancela a inscrição de emails porque as marcas enviam muitos e-mails com frequência alta. Teste na lista para ver quem está envolvido e quem não está. Afinal, o envolvimento é essencial para uma boa capacidade de entrega.
Para avaliar com que frequência os usuários abrirão seus e-mails, considere adicionar uma seção no rodapé do seu e-mail, permitindo que os assinantes escolham com que frequência desejam receber e-mails.
Quando você deve enviar seus e-mails? Os dados dizem que dois intervalos de tempo tendem a obter as melhores taxas médias de abertura de e-mail e CTRs: das 9h às 11h e das 15h às 17h (segundo o GetResponse).
O que você faz quando um contato não abre seus e-mails? Deleta da base? Não deveria. Adote uma estratégia de engajamento para não engajados (30, 60 e 90 dias, por exemplo).
Adote uma estratégia de segmentação de lista de e-mails para garantir o não envio e-mails para pessoas não engajadas, isso vai melhorar suas taxas de engajamento e entregabilidade de e-mail.
Implemente um processo e adote uma ferramenta de validação de e-mail na entrada de leads e contatos, em todas as portas de contatos.
Se você ficou com alguma dúvida sobre melhores práticas ou está com dificuldades para gerar resultados e vendas com uma estratégia de e-mails de sucesso, fale com a gente, é só clicar aqui e agendar uma conversa ;).