Duas equipes e um único objetivo, o de vender mais. É assim que funciona o marketing e vendas da sua empresa. Isso soa harmonioso, certo? Mas na prática não é bem assim!
Apesar do foco das equipes ser o mesmo, quase sempre o comportamento e as visões são divergentes, e isso gera uma desarmonia que, como consequência, afeta os resultados da empresa.
Podemos observar isso em dados, pois de acordo com a HubSpot, em média 87% das pessoas dessas áreas descrevem a outra de forma negativa.
Esse desalinhamento não contribui em nada no processo de conversão do cliente, e é nesse ponto que mais podemos observar isso.
Está confuso? Calma, vamos explicar. Responda a uma simples pergunta: você, gerente de marketing, já passou pela situação de entregar um lead qualificado para o time de vendas e ele não soube conduzir a conversão desse cliente? Isso é mais comum do que você pensa, e é aí que surge a estratégia de Smarketing para resolver esse problema.
A metodologia surgiu pelos CEOs da HubSpot e é a fusão das palavras sales (vendas) e marketing. Simplificando, nada mais é que o alinhamento de estratégias de marketing e vendas que visa diminuir os gaps e dificuldades, e tem como foco melhorar a integração entre as áreas.
Em resumo, esse processo motiva uma participação conjunta das equipes, somando os métodos de cada um a um único objetivo final.
Atenção: é de extrema importância compreender as equipes, seus problemas e dilemas para desenvolver o Smarketing sem falhas, pois, segundo a HubSpot, empresas que possuem as áreas de vendas e marketing alinhadas conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.
A parte mais difícil é conseguir que ambas as áreas caminhem na mesma direção e que a interação entre elas seja positiva. O primeiro passo para unir os times é alinhar o relacionamento pessoal das equipes e manter uma conversa aberta. Confira como fazê-lo:
Feito isso, será mais fácil iniciar o alinhamento do Smarketing, pois eles vão começar a trabalhar juntos.
Não se esqueça: com o processo em andamento, estabeleça os mesmos objetivos entre as equipes e tenha uma comunicação clara sobre o andamento dos processos.
Os principais benefícios são a integração das áreas e o trabalho com o mesmo foco: vender mais.
No entanto engana-se quem acha que os únicos benefícios são esses. Com as equipes de vendas e marketing alinhadas o trabalho será otimizado, pois promoverá um objetivo único sobre o processo, cada um se responsabiliza igualmente pelos resultados e a comunicação fica sem ruídos.
Além disso, o ganho não é só interno, até mesmo o cliente se beneficia disso, pois ele recebe exatamente o que procura, esclarecendo seu processo de tomada de decisão.
No dia a dia o marketing trabalha todo um processo de geração e nutrição de lead e, quando o qualifica, é hora de passar para o comercial, é aí que começa o problema. Nesse momento o Smarketing entra em “ação”. Saiba como:
As equipes trabalham nas mesmas personas, logo elas identificam os clientes ideais e que podem trazer bons resultados;
Ambas possuem relatórios unificados com dados sobre personas e indicadores;
A linguagem falada é a mesma, logo o tempo e a comunicação são otimizados;
O poder de decisão sobre as estratégias para atingir o público é definido em dados reais.
Importante: junto com o Smarketing, implemente o SLA e tenha total assertividade nas suas ações.
Por mais nova que seja, a estratégia de Smarketing é cada vez mais utilizada e esse alinhamento entre as equipes tem apresentado resultados surpreendentes, o que colabora para que essa técnica seja adotada por muitas empresas.
E você, já conhecia o método? Pretende aplicá-lo? Conte para a gente e não deixe de acompanhar nosso blog.