Existem dois tipos de conteúdos de extrema relevância para o valor de uma marca: o conteúdo de mídia espontânea e o proprietário. O Owned Media é aquele sobre o qual a empresa tem controle do conteúdo, por exemplo, web sites, blogs e newsletters. O Earned Media, por outro lado, está fora do controle da empresa e depende do crivo e critérios jornalísticos de cada veículo de imprensa (artigos em jornais, revistas, sites, matérias em TV/rádio, entre outros), independente daquilo que seja do interesse da marca.
Cada um desses dois tipos de mídia tem uma finalidade específica. A mídia espontânea apoia na visibilidade da marca para atrair potenciais clientes para as empresas, enquanto a mídia proprietária tem como objetivo identificá-los (conversão) e mantê-los dentro de casa, com interesse crescente em se relacionar com a marca (engajamento). Isso só é possível com a adoção de estratégias de Inbound Marketing.
Aproveite o assunto para conhecer os 7 fatores para avaliar ao contratar uma agência de Inbound Marketing.
Um “tiro” certeiro, ou seja, uma pauta de grande visibilidade para o lançamento de um novo produto, a entrada em um novo mercado ou uma mudança no posicionamento trazem um aumento de tráfego no web site da marca. Porém, em um mundo de volatilidade, na onda das redes sociais e do Big Data, a duração desses interesses é sempre muito curta. E daí a relevância da mídia proprietária.
Por meio de estratégias de Inbound Marketing, a mídia proprietária oferece conteúdos utilitários e interessantes direcionados para cada um dos perfis (personas) que caracterizam o público-alvo, auxiliando na construção de uma comunidade de pessoas engajadas com a marca, muitos delas eventualmente oportunidades para a pipeline de vendas. Ou seja, enquanto a mídia espontânea aumenta a visibilidade, a mídia proprietária pode ajudar na geração de leads.
O blend dessas duas mídias faz parte do novo mundo do Inbound RP, que traz algumas mudanças significativas:
A mídia espontânea obtida, por exemplo em um artigo conceitual, assinado por um porta-voz da empresa, pode ser convertido em Owned Media e publicado no site/blog da empresa, como um reprint citando a fonte original. Esse tipo de ação coordenada, que pode ser intensificada com o compartilhamento em redes sociais e newletters, aumenta a visibilidade da marca junto à sua comunidade.
Ou seja, essa integração entre Owned e Earned Media cria uma via de duas mãos. Artigos da imprensa podem produzir conteúdos para posts no site/blog da empresa, da mesma forma que o interesse demonstrado pelo público no consumo de conteúdo branded dará boas indicações para novas matérias na mídia espontânea. No final do dia, a chave é sempre detectar quais conteúdos interessam mais ao público, para pavimentar a integração de Owned Media e Earned Media.