Blog da Hook | Especializada em Marketing Digital, RevOps e HubSpot

HubSpot Sales: Como melhorar a gestão e produtividade de vendas B2B

Written by Carlos Tesore | 14-05-2020 22:57

O módulo de vendas da HubSpot está cada vez mais aderente às necessidades das grandes empresas B2B. Um grande diferencial do HubSpot Sales é a capacidade de gerenciar times de vendas e representantes comerciais por meio de ferramentas avançadas, painéis e relatórios de gestão, tudo em poucos cliques.

A gestão de vendas não é um processo linear, geralmente as estratégias, responsabilidades e dinâmica são diferentes e depende dos fatores:

  • Tamanho e perfil da equipe (hunters ou farmers)
  • Maturidade da equipe
  • Modelo de vendas (field, inside, canal, etc)
  • Produtos, soluções, serviços 
  • Recursos disponíveis.

Pelo menos quatro componentes são essenciais para construir um modelo eficiente de gestão,  buscando escala e alta produtividade: pessoas, estratégia, atividades e relatórios. 

As duas últimas peças-chave: atividades e relatórios, permitem a qualquer líder ou gestor entender o desempenho do time comercial em relação à execução da estratégia e, principalmente, acompanhar o forecast de negócios com previsibilidade de vendas potenciais para a empresa no período.

Gerenciamento de atividades de vendas

Os gestores de vendas são responsáveis pela supervisão da atividade diária de sua equipe comercial, da prospecção inicial ao fechamento. Isso muitas vezes envolve a comemoração de ganhos e vendas, entendimento de perdas, que sempre acontecem, e defesa da equipe como um todo.

Acompanhar de perto as atividades diárias de vendas de todos os times, entender a produtividade de cada executivo, controlar a distribuição de tarefas e tomar decisões são critérios de sucesso no processo de gestão.

A gestão visual da performance e das atividades do time torna a vida do gestor um pouco mais fácil e permite a interferência imediata em situações fora do padrão. O gráfico abaixo é um exemplo de gestão e controle de desempenho do time comercial.

 

Gerenciamento de relatórios de vendas

Outro aspecto super importante é a analise do desempenho de vendas. Criar um processo sistematizado de relatórios para que sua equipe de vendas saiba onde e quando estão sendo medidos, bem como como eles podem melhorar é altamente recomendável.

Esse processo pode incluir relatórios sobre taxa de ganhos, ciclo médio de vendas e taxa de conversão de oportunidades para oportunidades. A visão apresentada no gráfico a seguir apresenta uma visão completa de vendas do time. 


Os diretores de vendas são responsáveis por usar esses dados para prever receitas futuras e redefinir constantemente as metas da equipe.

Os recursos de gerenciamento de vendas disponíveis no HubSpot Sales (integrado ao CRM)  simplificam o trabalho, ajuda o time na realização de tarefas e responsabilidades com mais eficiência, além de criar um impacto maior em sua equipe.

HubSpot Sales Hub - Painéis e relatórios de gestão de vendas.

O HubSpot Sales Hub é uma poderosa ferramenta de gestão de vendas. Ele pode economizar um tempo precioso para você e seus representantes, atuar como um banco de dados abrangente (onde os representantes podem inserir as informações de possíveis clientes e negócios) e ajudar no fechamento de mais negócios com mais rapidez.

Veja como sua equipe e seus resultados podem se beneficiar dos painéis, relatórios e gráficos disponíveis no HubSpot Sales Hub.

 

Quer saber mais sobre o HubSpot Sales Hub? É só agendar uma conversa comigo selecionando o melhor dia e horário de acordo com a sua disponibilidade.