Blog da Hook | Especializada em Marketing Digital, RevOps e HubSpot

Growth Driven Design: Como funciona o Lauch Pad Site?

Written by Israel Degasperi | 04-11-2016 19:02

Você que é empresário ou responsável pelo departamento de marketing numa grande ou média empresa, sabe o quão trabalhoso e caro pode ser refazer o site da sua empresa ou e-commerce, certo?  Sabe também que frequentemente o projeto atrasa e sai mais caro do que deveria.

 

Porém, você já leu aqui no Blog da Hook o que é a nova metodologia de Growth Driven Design e como ela facilita o seu trabalho na hora de desenvolver um novo site evitando estes problemas que acabei de citar.

 

Outra coisa importante que você já deve estar ciente é que seu site precisa ter um propósito bem definido. Seja atrair mais tráfego qualificado, aumentar as conversões de visitantes em leads ou de leads em vendas. Ótimo, tudo isso faz parte da fundação do seu novo site e está previsto nas fases 1 e 2 do projeto que você vê na imagem abaixo.

Este artigo é para falarmos do 2º passo.

 

Entenda o que é o Launch Pad Site e como conseguimos lançá-lo rapidamente

 

Objetivo do Lauch Pad site.

 

Colocar um escopo básico do site no ar, tomando o cuidado para não perder drasticamente os acessos, leads ou vendas. Aqui é feito um estudo aprofundado do seu site para ver quais as páginas mais importantes, as que são responsáveis pela maior parte do tráfego, quais páginas tem uma taxa de rejeição muito acima do normal para com base nisso definirmos o que não podemos deixar de colocar nesse site inicial.

Também vale aqui colocar algumas páginas que precisamos de mais informações, pois através do comportamento dos clientes e prospects nessas páginas, vamos ver o que precisa melhorar.

Por fim, o importante aqui é tranquilizar você, cliente, que o que vai ser feito não é decisão de um webdesigner ou da agência e nem baseado em achismo e sim, tudo é feito conforme estudos e com base no comportamento de quem acessa o site.

Por que lançar um site rapidamente é importante?

  • Para tomar decisões sobre o site baseado na informação e comportamento de usuários reais.

  • Assegurar que estamos usando seu tempo e dinheiro com sabedoria pois são recursos extremamente valiosos.

  • Criar valor e impacto mais rápido no seu segmento.

Agora, imagino que você esteja interessado neste processo não é?

O princípio de Pareto diz que 80% das vendas de uma loja física se dá através de somente 20% dos produtos, assim como os acessos de um site, 80% dos visitantes veem 20% das páginas.

Portanto é importante fazer uma auditoria e avaliar quais páginas podemos cortar ou arquivar para trabalhar mais tarde. Outra coisa importante é identificar qual o problema do site.

  • É um site com uma tecnologia antiga e defasada?
  • É um site que não foi pensado para vendas ou leads?
  • É um site poluído visualmente?

Outro ponto a ser avaliado é no caso de clientes que fizeram um site novo recentemente.

Estes, podem ser divididos em etapas e ir melhorando algumas páginas primeiro redesenhando o layout para se adequar a vendas e captação de leads, sem precisar mudar a plataforma ou mexer no back-end. Mas, como podemos fazer isso tudo? 


Veja 5 dicas para acelerar o lançamento do seu site:

 

                1. Filtre e priorize o processo classificando páginas em Alto impacto, Médio Impacto e Baixo impacto e o que é comum para todo o site: Cabeçalho e menus, rodapé, Sitemap, Integrações com CRM e outras ferramentas. Feito isso é só estimar quanto tempo investirá em cada uma das etapas.

  1. Corte páginas desatualizadas, com pouco tráfego ou que não geram leads. Arquive páginas que não são tão importantes e podem ser feitas após o lançamento do site.

  2. Identifique quais páginas ou artigos precisam de conteúdo novo e quais podem ser  apenas otimizados para as principais palavras chaves do seu negócio ou segmento.

  3. Divida o projeto do novo site por categorias e vá modificando uma por uma. Quando não se altera o layout e apenas se otimiza o SEO ou se adiciona um novo formulário de contato. Este caso também se aplica a clientes com verbas reduzidas que não tem condições de reformular o site totalmente. 

  4. Use metodologias de gestão de projetos como Agile e Scrum, com reuniões rápidas diárias para atualizar toda a equipe de como as coisas estão e se atualizar. 

Para encerrar, fica aqui o meu alerta de que se nós não dissermos que é um Launchpad site, você não perceberia a diferença.

Não fique inseguro que o site será lançado incompleto ou com uma baixa performance.

O site estará performando melhor, será mais atrativo do que o seu atual e estará gerando mais resultados. Pois foi pensado para isto e foi feito em cima dos objetivos definidos por você.

A diferença principal pro webdesign tradicional para o GDD é que no primeiro quando o site vai pro ar o projeto termina e no GDD otimizamos o processo para lançar rapidamente o site e continuarmos melhorando-o continuamente.