Diante do cenário de adaptação, onde empresas e executivos buscam acompanhar o dinamismo do mundo digital, as redes sociais surgem como um desafio que exige ainda mais agilidade.
Junto com elas, a comunicação deixa de ser unilateral e passa a ser uma via de mão dupla, colocando de ponta cabeça tudo que vinha sendo feito há anos. O tal público-alvo (as tais personas no mundo do Inbound Marketing) discutido nas reuniões de marketing das empresas já tem voz, nome, foto e muito mais.
Aos trancos e barrancos, as empresas e agências de marketing acabaram se adaptando às redes sociais. Contudo, nem sempre conseguem utilizá-las de forma correta, principalmente quando começam a pensar em usar Inbound Marketing (IM) como estratégia.
O que tudo isso tem a ver com Inbound Marketing?
O conceito de IM impulsiona o que muitas empresas desdenham ou simplesmente não sabem como fazer: compartilhar o que o público realmente quer saber, não o que a empresa quer falar, geralmente sobre si mesma.
Entendendo as personas com profundidade, as redes sociais ajudam a potencializar o alcance do conteúdo, que deve ser focado na etapa da jornada de compra de cada visitante de plataforma própria de conteúdo (geralmente um blog): consciência (awareness), consideração (consideration) e decisão (decision), já apresentado em nosso primeiro ebook “Inbound Marketing: o que sua empresa precisa saber”.
Lembre-se que o papel das personas é reunir informações pessoais e profissionais do visitante potencial de seu blog (que pode se tornar um lead), como os problemas que deseja solucionar e os detalhes da vida cotidiana, incluindo assuntos que foram encontrados nas pesquisas e entrevistas feitas antes do início do desenvolvimento.
Sabendo disso, a etapa de criação das personas jamais deve ser excluída da estratégia de IM e, com ela pronta, torna-se viável integrar a comunicação do blog às redes sociais, que também precisam ser escolhidas com cuidado, adequando-as ao seu negócio.
Fizemos um post interessante sobre o processo de compra, personas e inbound em "Marketing Digital: aderir ou não já não é mais uma opção".
Qual é a verdadeira finalidade das redes sociais na estratégia de IM?
As redes sociais são essenciais em todas as etapas do funil, especialmente na atração e conversão. Elas ajudam a expor o conteúdo do blog, das páginas de conversão (landing pages) ou de outro meio relevante para as personas.
A publicação deve ser periódica e os temas dos textos focados no que os clientes desejam saber, entender e/ou comprar. Com isso, os resultados positivos em engajamento podem se tornar realidade, desde que a estratégia de relacionamento esteja envolvida no processo.
Segundo o Social Media Examiner, 83% dos marketeiros disseram que as mídias sociais são importante para seu negócio.
A pesquisa da State of Inbound Marketing afirma que 62% dos executivos dizem que as mídias sociais se tornaram mais importantes para as campanhas de marketing nos últimos seis meses. Ou seja, aproveitar o poder de difusão das redes sociais para entregar conteúdo de atração é a chave para o sucesso.
Para finalizar, veja as 7 boas práticas que selecionamos abaixo e reflita se já está fazendo cada uma delas, estrategicamente:
1. Respeite a especificidade de cada rede;
2. Inclua as redes sociais em sua estratégia de IM;
3. Leve o tráfego disperso das redes sociais para seu blog;
4. Divulgue o conteúdo de seu blog nas redes sociais;
5. Mensure os resultados obtidos;
6. Faça uma análise dos dados mensurados para saber se está cumprindo os objetivos específicos de sua estratégia;
7. Mantenha o relacionamento ativo (CRM) e o conteúdo atualizado.