Como muitos já sabem, Inbound Marketing é conteúdo planejado e inteligente para geração de novos negócios. SEO (do inglês, Search Engine Optimization) é a “arte” de ser encontrado pelos mecanismos de busca. Juntos, funcionam como um casal intimamente ligado. O SEO precisa do conteúdo para fazer valer sua função de otimizador. O conteúdo necessita do SEO para ser encontrado pelos usuários.
No entanto, ainda paira muita dúvida sobre a sigla SEO. Os profissionais de marketing se perguntam o tempo todo: “como otimizar meu site? e ”será que estou fazendo a coisa certa?”.
Há pelo menos uma década, o SEO era um buraco negro de códigos e mais códigos que eram inseridos nos websites para que eles fossem encontrados pelos mecanismos de busca. Muita coisa mudou ao longo dos anos e continua mudando constantemente. Aliás, a rapidez com que os algoritmos são modificados contribui para sensação de insegurança dos profissionais de marketing.
Essas mudanças fazem parte da natureza do SEO, ele não é um fim em si, mas sim um processo. Segundo Rand Fishikin, fundador da Moz, o Google faz mais de 600 alterações de algoritmos por ano, mesmo que o mercado só fique sabendo de aproximadamente 10.
Veja as 10 principais ferramentas de SEO, segundo a pesquisa feita pela Moz em 2015:
Ao invés de tentar descobrir cada passo do Google e saber qual o intuito de cada alteração, o melhor é olhar de cima e entender o caminho que ele está seguindo, construindo o seu conteúdo na mesma direção. Não importa quantas alterações nos algoritmos sejam feitas, o que realmente importa é que seu conteúdo tenha qualidade. Para isso, ele precisa ser encontrável.
Agora vamos falar da importância do SEO na estratégia de Inbound Marketing. Para ajudar, descubra por que personas e conteúdo são a alma do inbound.
Preocupe-se menos em entender, conhecer e saber SEO. Ao invés disso, dedique-se em ter um conteúdo de qualidade, que tenha profundidade, seja bem desenvolvido, organizado e fácil de ler. Esse é o segredo do SEO.
Seja preciso, relevante, pertinente e útil. Não vale tentar enganar a máquina. Fazendo isso, você será severamente punido. Nada de truques, conteúdos duplicados, textos e links ocultos. O que vale é a transparência e honestidade em suas publicações. Se é fácil produzir um conteúdo de qualidade? Não, não é, mas esse é o desafio.
Aproveite para ler as 5 dicas para tornar o conteúdo de Inbound Marketing mais atraente que separamos para você.
O foco deve ser sempre no que o público espera de sua marca, qual a expectativa dele, o que ele quer ouvir de você e o que procura. Por exemplo, ninguém quer saber como funciona um carro, mas as pessoas querem saber como escolher um carro. Exemplo de título focado no cliente: “Veja como funciona o melhor motor de arranque”. Título focado no usuário: “O que devo considerar na hora de comprar um carro”.
No próximo texto, apresentaremos os 4 itens essenciais de SEO que ajudam a tornar seu conteúdo encontrável no Google, aproximando seus esforços do público que deseja alcançar.