Blog da Hook | Especializada em Marketing Digital, RevOps e HubSpot

5 pontos que preparam sua empresa para o Inbound Marketing

Written by Bruno Gerolla | 30-06-2015 22:05

Muitas empresas esperam parceiros de marketing que assumam todo o projeto, que não deem trabalho e apresentem bons resultados. Para Inbound Marketing, isso não é possível.

A captação de novos clientes com Marketing de Conteúdo necessita do envolvimento da empresa contratante e sua participação ativa em todos os processos junto à agência, diferente do que acontece com outras práticas comuns de Marketing Digital.

O porquê está na premissa do Inbound Marketing, de que consumidores que pesquisam sobre determinado assunto terão acesso a textos úteis, sob a visão de uma empresa experiente no assunto. Isso criará um laço despretensioso entre marca e consumidor e, voilá, clientes informados, satisfeitos e com ótimo vínculo à sua marca.

Falando assim parece fácil, mas para alcançar esse patamar é preciso um grande esforço da própria empresa para que a parceira crie conteúdo que realmente represente as intenções da marca.



Resumindo, não dá para jogar o projeto de inbound para o fornecedor de planejamento digital e aguardar o milagre da multiplicação de leads, sem que a empresa e a agência estejam alinhadas aos cinco principais pontos que destacamos abaixo:


Canal aberto

Para criar a comunicação digital, o responsável pelo projeto de inbound deve respirar o mesmo ar que a empresa contratante. Assim, conseguirá juntar seu conhecimento com as intenções da empresa e criar campanhas para captar novos clientes. É necessário um canal de comunicação que tenha fluxo rápido entre ambos, para que nenhum conteúdo vá contra o posicionamento e planejamento de inbound.


Estratégia de marketing

A sua estratégia de marketing não pode ser um segredo. Para planejar conteúdos que atraiam compradores a uma empresa, o executivo de inbound marketing precisa ter conhecimento sobre:

• Posicionamento;
• Marketing share;
• Processo de vendas;
• Relação com a concorrência;
• Diferencial dos produtos;
• Relatórios de campanhas anteriores.

Dessa forma, será possível criar uma estratégia de marketing digital condizente com os objetivos da organização. A empresa deve estar preparada para fornecer informações de marketing que vão além das citadas acima.



Objetivo do projeto

O projeto de Inbound Marketing não deve ser iniciado sem que a empresa contratante saiba exatamente seu objetivo. Entender 100% da estratégia evita dúvidas como:

• Por que os textos não falam diretamente de meu produto?
• Por que não há nenhum convite a compras nos materiais?
• Por que, depois de um mês de inbound, não captamos nenhum lead?

O início do projeto deve ser esclarecedor para todos. Leia mais sobre inbound marketing, conheça os processos da agência e verifique se o volume de participação da empresa no projeto é compatível com a estrutura atual de seu negócio.



Compartilhamento de conhecimento

Quanto mais específico for o conteúdo, mais clientes potenciais serão atraídos. Os funcionários da própria empresa podem fornecer a base teórica para os posts que serão criados utilizando a experiência que possuem. Disponibilizar conhecimento profundo é essencial para criar conteúdo relevante ao público.


Sinergia com a área de vendas

Depois do esforço para a captação de novos leads, os profissionais de vendas devem estar treinados para agir e alinhados ao conceito de inbound que atraiu os contatos até ali. Se a forma de atrair o cliente mudou, a forma de abordá-lo para vendas deve seguir esses mesmos padrões de comunicação.

Com esses pontos em sintonia e a total liberdade de comunicação, a agência contratada, o setor de marketing e de vendas estarão preparados para os futuros apertos de mãos com os clientes.