Produzir conteúdo nem sempre significa que os textos criados pelos redatores de sua equipe, agência ou freelas serão bem aceitos pelo público-alvo, que geralmente é pressuposto com base em achismos e não em entrevistas e análise, que são formas assertivas de chegar na persona ideal. Como consequência, os resultados podem ficar cada vez mais distantes, prejudicando todo o planejamento estratégico.
Pensando nisso, fizemos uma lista com cinco dicas para tornar o conteúdo mais relevante para seu público-alvo. Antes disso, analise sua atual estratégia ou campanha em três pontos essenciais:
Se não conseguiu responder “sim” para todas as perguntas, repense nos processos estratégicos e reflita sobre as recomendações abaixo:
Há quem siga a premissa de que “o conteúdo é rei”, porém, o mais correto seria dizer que “conteúdo de qualidade é rei”. Para alcançar esse nível, um time de bons profissionais é fundamental. Não vale a pena economizar na hora de contratar redatores, seja para trabalhar internamente ou freelas.
Atente-se ao portfólio, valor cobrado por texto ou lauda e variedade de clientes trabalhados. Além disso, não se esqueça que a qualidade de um conteúdo depende de alguns fatores:
Se está com dificuldade para encontrar o profissional que tanto deseja, leia o post: “As 4 competências do gap de talento no Marketing Digital”.
O mais importante para o sucesso de seu conteúdo é não desistir no meio do caminho. Tenha em mente que os resultados não serão instantâneos. É preciso analisar quais posts estão performando melhor e ter metas reais que devem ser batidas em, no mínimo, seis meses.
Estar em muitos lugares nem sempre trará os resultados desejados e geralmente pode gerar problemas. Essa afirmação também pode ser traduzida pelo clichê, que é bem conveniente agora, de que quantidade não significa qualidade.
Você pode até administrar três redes sociais de seu negócio com tranquilidade, mas é preciso analisar se elas são estratégicas. Vale a pena gastar o tempo de sua equipe de conteúdo em algo incerto, que não tem relação alguma com seu público-alvo? Tudo que não estiver dando certo deve ser descartado.
Falando em redes sociais, aproveite para descobrir como usá-las na estratégia de Inbound Marketing.
É provável que você tenha uma lista de objetivos extensa que deseja alcançar com sua estratégia de conteúdo. Porém, ter metas em excesso pode gerar muitas dúvidas, como: “qual devo focar?” ou “será que a primeira é mais relevante que a última listada?”.
Essa reflexão é fundamental para fazer a divisão das prioridades que realmente importam no momento.
Analisar a abordagem, o tipo de conteúdo e as ferramentas que concorrentes e grandes marcas estão usando pode ajudar a ter ideias. Porém, vale lembrar que tamanho físico e exposição na mídia desenfreada não significam qualidade do conteúdo.
Muitas vezes, pequenos negócios conseguem obter resultados mais satisfatórios em Marketing Digital, porque aplicam suas estratégias de forma criativa, além de interagirem com o público certo, de acordo com a persona criada nas primeiras etapas do processo de Inbound Marketing.
O conteúdo é a alma do Inbound Marketing ao lado das personas. É preciso ter em mente que seu principal objetivo é atrair, converter e qualificar seus potenciais consumidores, mas sempre a partir das necessidades deles, não da empresa. Com isso em mente, reúna sua equipe e coloque as dicas em prática!