Blog da Hook | Especializada em Marketing Digital, RevOps e HubSpot

3 motivos para você adotar o Growth Driven Design (GDD)

Written by Carlos Tesore | 01-08-2016 20:56

Você já está convencido de que a estratégia Inbound Marketing gera resultado e hoje é fundamental para atrair e converter novos leads e, assim, otimizar os resultados do planejamento de vendas.

Porém, você percebe que falta uma peça, algo ainda não se encaixa, e tem certeza que o resultado poderia ser muito melhor. Nesse momento você se dá conta de que o site não está preparado para este novo momento, não está otimizado nem preparado para ser seu principal vendedor.

E ai vem a ideia, vamos refazer o site! Bingo, mas também no mesmo tempo vem a lembrança que qualquer projeto de reformulação de site ou desenvolvimento de site é demorado e caro, e a decisão é deixar tudo como está, não é?

Calma. Não desanime. Realmente ter um novo website que se integre com as ações de Inbound Marketing é fundamental. Entretanto, você não precisa desembolsar uma fortuna e nem esperar meses para o projeto ficar pronto.

O conceito de Growth Driven Design (GDD) permite que sua empresa tenha um site mais rápido, simples, dinâmico e otimizado com base em resultados de negócios. Além disso, as mudanças no site são feitas com base em dados e métricas, o que permite calcular o ROI do projeto a qualquer momento e fugir do subjetivismo.

No post O que é Growth Driven Design (GDD) detalhamos tudo o que você precisa saber sobre esse conceito que vai facilitar (e muito) o processo de reformulação do seu site, a um custo bem competitivo, com diminuição de riscos, atrasos e investimentos sem retorno.

Se depois disso você ainda não está convencido que vale a pena investir no desenvolvimento do seu portal, veja três dicas que vão mudar a sua forma de pensar.

 

#1 - Flexibilidade e foco no resultado

Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, cerca de 1/3 das organizações estão descontentes com seus websites. Elas relatam que o portal da empresa está desatualizado e nada mais é do que um folder eletrônico, sem a proposta de interagir com leads, prospect e clientes.

Portanto, remodelar seu site seguindo o conceito GDD é o que vai garantir a transformação da ferramenta -até então estática- num recurso eficiente para melhorar o engajamento com o público-alvo e aumentar as vendas.

Uma das principais vantagens do Growth Driven Design é a possibilidade de flexibilizar o processo de reformulação da página da sua empresa na internet.

E isso é possível porque você, juntamente com a agência digital, que deve ser certificada em GDD, vai definir as prioridades da “lista de desejos”, conforme metas pré definidas, e elencar os itens que devem constar no novo portal para melhorar a performance.

O ideal é que 20% desta lista represente 80% dos resultados esperados, contemplando funcionalidades vitais para aumentar o impacto de visibilidade, geração de leads ou vendas.

 

#2 - Projeto mais econômico e em tempo mais curto

Se você se basear no modelo tradicional de desenvolvimento de sites, provavelmente, vai receber uma proposta de valor altíssimo e um prazo de 2 a 6 meses para conclusão do novo portal. Cenário inviável para otimizar a estratégia de Inbound Marketing, certo?

O bom de optar pelo conceito Growth Driven Design é que dá mesma maneira que é possível flexibilizar as alterações e construção do novo portal, você também pode tornar mais flexível o pagamento. E isso pode ser definido de acordo com o nível de esforço que demandará do desenvolvedor. Por isso, escolher itens que não sejam tão complexos de serem desenvolvidos pode deixar o projeto mais barato e ainda reduzir o tempo de entrega.

 

# 3 - Otimização em tempo real

Outro benefício em dispor do GDD é que você passa a ter a possibilidade de contar com uma ferramenta viva, um site "beta eterno".

O que isso significa? Simples. Ao acompanhar a jornada de compra do seu cliente, você tem a possibilidade de desenhar a plataforma de acordo com os insights recebidos e, assim, ajustar o portal para oferecer uma experiência positiva ao lead.

Com a possibilidade de customizar seu site de acordo com a demanda, você garante um projeto em constante atualização. Vale lembrar que, segundo dados da HubSpot, apenas 49% dos projetos de reformulação de website terminados são lançados no tempo esperado –o que, muitas vezes, compromete o projeto. Leia neste post 5 benefícios do GDD para a estratégia de Inbound Marketing.

O Growth Driven Design é uma abordagem relativamente nova no mercado, porém tem a agilidade e a economia de valor e recurso que são indispensáveis para viabilizar às novas estratégias de marketing e vendas da sua companhia. Podemos ajudá-lo a entender melhor esse processo e a identificar o que realmente deve ser mudado no seu website em prol da sua estratégia comercial.