Blog da Hook | Especializada em Marketing Digital, RevOps e HubSpot

3 dicas de escrita para destacar seu conteúdo de inbound

Written by Jacqueline Alves | 08-12-2015 15:11

Quando levamos o conteúdo do blog do nosso projeto de Inbound Marketing a sério, seguindo os interesses e necessidades de uma ou mais personas (representações dos clientes ideais de uma empresa) e respeitando a periodicidade das publicações, o desejo de destacá-lo na web começa a crescer dentro de nós.

É neste momento que percebemos o quanto é difícil reter a atenção dos leitores, que estão rodeados por informações de todos os tipos, segmentadas ou não, e precisam escolher aquelas que realmente fazem a diferença na vida deles ou que podem ajudá-los a impulsionar seus próprios negócios.

Com tantas opções, surge os questionamentos: como tornar meu blog relevante e, mais do que isso, como fazer com que os leitores permaneçam no site e leiam o conteúdo até o fim?

Infelizmente, não há receita para o tal sucesso que todos desejam. Porém, há formas de mantê-los mais próximos de você e, com isso, convertê-los em leads e até clientes no futuro. Para ajudá-lo nesta jornada, separamos algumas dicas de Marketing de Conteúdo, que faz parte da estratégia de Inbound Marketing, combinadas com a experiência de quem escreve há um bom tempo:

 

1 - Encontre um ritmo para seu conteúdo de inbound

Um bom texto precisa mesclar frases curtas, médias e longas. “Como assim?”, você me pergunta. Isso se chama movimento textual. Parágrafos grandes com apenas um ponto final e sem vírgulas são assustadores. Dão a impressão que foram escritos na pressa, de qualquer jeito. Respeite as pontuações e as interrupções de seu post.

Além disso, seu conteúdo deve variar de intensidade. Quando chegar no trecho referente ao objetivo central de seu texto, torne-o especial, chamando o leitor ou potencial cliente para mais perto. Dialogue com ele, faça perguntas e estimule sua reflexão sobre tudo que está lendo. O texto pode ter várias respostas e, para cada uma delas, dê o destaque merecido.

2 - Adicione mais emoção aos seus posts

Seu conteúdo precisa ser confiável, simples e ter impacto emocional. Calma, seu texto não precisa fazer ninguém chorar ou morrer de rir. A emoção que eu digo é aquela que encanta o leitor, no sentido de informar o que ele mais quer saber, de promover o diálogo como se a pessoa que escreveu o conhecesse bem e, principalmente, o post que traz uma solução para seus problemas, dúvidas e necessidades.

Se conseguir chegar nesse ponto, é provável que tenha conquistado um lead ou já esteja na etapa de fidelização de um cliente. Por isso que é tão importante saber quem é a persona de seu negócio. É muito mais fácil escrever imaginando um perfil de leitor/cliente do que múltiplos, com personalidades e desejos diferentes. Afinal, é para ele que seu blog foi criado.

No post “Por que personas e conteúdo são a alma do Inbound Marketing?” você descobre outras dicas sobre esses dois assuntos.

 

3 - Toque final

Após finalizar o post, não clique em publicar antes de revisá-lo do início ao fim. Preste atenção na ortografia, reparando se há palavras duplicadas ou com erros de digitação e espaçamentos em excesso. Elimine trechos que não dizem nada para quem está lendo e, caso haja termos técnicos, explique-os de maneira simples. Isso vale para siglas também. Não adianta colocar MQL no meio do texto se não vai explicar seu significado: Marketing Qualified Lead.

Revisar é cortar, ajustar, mudar, adaptar e até transformar o que foi escrito com o intuito de deixar sua publicação mais clara, objetiva e sedutora.

Depois de tudo isso, leia o texto e edite-o se estiver monótono e muito rígido. Se for preciso, aumente um ou outro parágrafo, dê um toque de empatia aos assuntos tratados, use metáforas, dê exemplos. Enfim, use todas as alternativas que tiver para torná-lo mais interessante.

Com esses três ingredientes, certamente seus posts ficarão mais temperados e dificilmente serão esquecidos por quem saboreá-los. Experimente!